"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20"

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TRINITARIANISMO: UMA AVALIAÇÃO


Capítulo 12. TRINITARIANISMO: UMA AVALIAÇÃO 
No último capítulo tentamos dar uma apresentação honesta da doutrina da trindade e um relatório efetivo do seu desenvolvimento histórico.  Também discutimos alguns problemas inerentes nesta doutrina. Concluímos que o trinitarianismo usa termos não bíblicos e que ele alcançou sua formulação presente e dominante no quarto século. Apesar disto, alguém poderia perguntar  se o trinitarianismo é pelo menos consistente com a Bíblia. Neste capítulo afirmamos  que a doutrina da trindade discorda  com a doutrina bíblica de um Deus.
 Terminologia  Não bíblica
Como discutimos no Capítulo 11 - TRINITARIANISMO: DEFINIÇÃO E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO , a terminologia do trinitarianismo não é bíblica. A Bíblia não menciona  a palavra trindade nem mencionam a palavra pessoas em referencia a Deus. A Bíblia  nem mesmo relaciona a  palavra pessoa  e três a Deus em qualquer maneira significante.
Terminologia  Não biblica em e de si mesmo não signifique que a doutrina descrita por ela é necessariamente falsa, mas ela lança uma dúvida considerável sobre o assunto. Isto é especialmente verdade quando a terminologia  não biblica  não é somente uma substituição por terminologia bíblica, mas ao invés disto ensina conceitos novos. Em resumo, terminologia  não biblica é perigosa se conduzir a modos de pensar não biblica   e eventualmente a doutrinas  não biblicas. O trinitarianismo  certamente tem este problema. 
Pessoa e Pessoas
Falando de Deus como uma pessoa não faz justiça a Ele. A palavra pessoa conota um ser humano com uma personalidade humana - um indivíduo com corpo, alma, e espírito. Assim,  limitamos nossa concepção de Deus se nós O descrevermos como uma pessoa. Por isto, este livro nunca tem dito que há uma pessoa na Divindade ou que Deus é uma pessoa. O mais que dissemos é que Jesus Cristo é uma pessoa, porque  Jesus era  Deus manifesto em carne como uma pessoa humana.
Falando de Deus como uma pluralidade de pessoas  viola ainda mais o conceito bíblico de Deus. Indiferente de que significava pessoas a história da igreja primitiva, hoje a palavra conota definitivamente uma pluralidade de indivíduos, personalidades, mentes, vontades e corpos. Até mesmo na história da igreja primitiva, temos mostrado que a vasta maioria  de crentes a viu como um afastamento de monoteísmo bíblico.
Três
 O uso do número três em relação a Deus é também  perigoso. Se usado para designar distinções eternas em Deus, ele leva a triteismo que é uma forma de politeísmo. Se usado para designar as únicas manifestações ou papéis que Deus tem, ele limita a atividade de Deus de uma maneira não feita nas Escrituras. Deus se manifestou de numerosos modos, e nós podemos nem mesmo os limite a três. (Veja  Capítulo 6 – PAI, FILHO, E ESPÍRITO SANTO.) O uso de três vai contra a ênfase clara que ambos os testamentos colocam em
associar o número um com Deus. 
Triteismo
Apesar dos protestos dos trinitarianos, sua doutrina  conduz
Inevitavelmente a uma forma prática de triteismo. (Veja Capítulo 11 - TRINITARIANISMO: DEFINIÇÃO E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO .) Os judeus e muçulmanos reconhecem isto, e por esta única razão eles tem rejeitado a Cristandade tradicional tão vigorosamente. Através da história, muitos cristãos tambem tem reconhecido  este problema. Como resultado, alguns tem rejeitado o trinitarianismo a favor da crença Unicista. (Veja  Capítulo 10 - OS QUE ACREDITAM NA UNICIDADE E A HISTORIA DA IGREJA.) Outros tem visto os erros do trinitarianismo, mas, em uma tentativa para preservar a unidade de Deus, tem caído no  erro maior de negar a deidade de Jesus Cristo (por exemplo, os Unitárianos e os  Testemunhas de Jeová). Em resumo, o trinitarianismo enfatiza triplicidade em Deus enquanto a Bíblia enfatiza a Unicidade de Deus. (Veja  Capítulo 1 - CRISTÃO MONOTEISTA.)
Mistério 
Os trinitarianos descrevem sua doutrina  universalmente como um mistério.
Como discutido em Capítulo 4 - JESUS É DEUS, porém, o único mistério relacionado com a Divindade é a manifestação de Deus  em carne, e até mesmo isso tem sido revelado àqueles que crêem. O mistério nas Escrituras é a verdade divina previamente  desconhecida mas agora revelada ao homem. 
Certamente nossas mentes finitas não podem compreender tudo que há de saber acerca de  Deus mas  podemos entender a verdade simples que há um Deus. Deus pode transcender a lógica humana, mas Ele nunca contradiz a lógica verdadeira, nem Ele é ilógico. Ele enfatiza Sua unicidade  tão fortemente na Bíblia que Ele dispersa qualquer confusão possível  ou mistério sobre este assunto.
A Bíblia nunca diz que a Divindade é um mistério não revelado ou que a questão da pluralidade na Divindade é um mistério. Em vez disso, ela afirma nos termos mais fortes que Deus é um. Por que valer-se de  uma explicação que a Divindade é um mistério incompreensível  para poder proteger uma doutrina feita pelos homens com terminologia  não bíblica quando as Escrituras nos dão claramente uma mensagem simples, e não ambígua que Deus é absolutamente um? É errado declarar que a Divindade é um mistério quando a Bíblia claramente declara que Deus tem revelado o mistério a nós. (Veja  Capítulo 4 - JESUS É DEUS.)
A Divindade de Jesus Cristo
O trinitarianismo afirma a deidade de Cristo. Porém, diminui da plena deidade de Cristo como descrita na Bíblia. Como um assunto prático, o  trinitarianismo nega  que a plenitude da Divindade está em Jesus porque ele nega que  Jesus é o Pai e o Espírito Santo. (Veja  Capítulo 11 - TRINITARIANISMO: DEFINIÇÃO E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO  ) Ela não exalta o nome e a pessoa de Jesus suficientemente ou Lhe dá o pleno reconhecimento  que a Bíblia O dá. 
Contradições
O problema básico é que o trinitarianismo é uma doutrina  não bíblica que contradiz vários ensinos bíblicos e muitos versículos específicos das Escrituras. Além disso, a doutrina contém várias contradições internas. É claro que, a contradição interna mais óbvia é como pode haver três pessoas de Deus em qualquer sentido significante e ainda haver somente um Deus.
Abaixo temos compilado várias outras contradições e problemas associados com o trinitarianismo. Esta lista não é exaustiva, mas dá uma idéia de quanto que a doutrina se diverge da Bíblia.
1. Jesus Cristo teve dois pais? O Pai é o Pai do Filho (I John 1:3), contudo a criança nascida de Maria foi concebida pelo Espírito Santo (Mateus os dizem que o Espírito Santo foi meramente o agente do Pai na concepção - um processo que eles comparam com inseminação artificial![109]
2. Quantos Espíritos são? Deus o Pai é um Espírito (João 4:24), o Senhor Jesus é um Espírito (II coríntios 3:17), e o Espírito Santo é  um Espírito por definição. Contudo há um Espírito (I coríntios 12:13; Efesios 4:4).
3. Se o Pai e Filho são pessoas co-iguais, por que o Jesus orou ao Pai? (Mateus 11:25). Deus pode orar a Deus?
4. Semelhantemente, como o Filho não pode saber tanto quanto o Pai? (Mateus 24:36; Marcos 13:32).
5. Semelhantemente, como o Filho não pode ter poder a não que o  Pai Lhe dá? (João 5:19, 30; 6:38).
6. Semelhantemente, como explicar sobre os outros versículos das Escrituras que indica a desigualdade do Filho e o Pai? (João 8:42; 14:28; I coríntios 11:3).
7. Como foi que "Deus o Filho" morreu? A Bíblia diz que o Filho morreu (Romanos 5:10). Nesse caso, Deus pode morrer? Pode uma parte de Deus morrer?
8. Como pode ser um Filho eterno quando a Bíblia fala de um  Filho gerado,  indicando claramente que o Filho teve um início? (João 3:16; Hebreus 1:5-6).
9. Se o Filho é eterno e existiu na criação quem foi sua mãe naquele momento? Sabemos que o Filho foi feito de  mulher (Galatas 4:4).
10.Será que "Deus o Filho" entregou Sua onipresença  enquanto estava na terra? Nesse caso, como ele pode ainda  ser Deus?
11. Se o Filho é eterno e imutável (inalterável), como pode o reinado do Filho  ter um fim? (I coríntios 15:24-28).
12. Se em resposta às perguntas 3 a 11 dizemos  que  o Filho humano de Deus foi limitado em conhecimento, foi limitado em poder, e morreu, então como  podemos falar de "Deus o Filho?" Há dois Filhos?
13. Quem é que louvamos e a quem é que oramos? Jesus disse para adorar o Pai (João 4:21-24), contudo  Estevão orou a Jesus (Atos 7:59-60).
14. Pode haver mais de três pessoas na Divindade? Certamente o Antigo Testamento  não ensina três mas enfatiza Unicidade. Se o Novo Testamento  acrescenta à mensagem do Antigo Testamento  e ensina três pessoas, então o que há de prevenir  subseqüentes revelações de pessoas adicionais? Se  aplicarmos a lógica trinitária para interpretar alguns versos da Bíblia,  poderíamos ensinar uma quarta pessoa (Isaias 48:16; Colossenses 1:3; 2:2; I Tessalonicenses 3:11; Tiago 1:27). Igualmente,  poderíamos interpretar alguns versos da Bíblia para significar seis ou mais pessoas (Apocalipse 3:1; 5:6).
15. Há três Espíritos no coração de um Cristão? Pai, Jesus, e o Espírito habitam dentro do Cristão (João 14:17, 23; Romanos 8:9; Efesios 3:14-17). Todavia há um Espírito (I coríntios 12:13; Efesios 4:4).
16. (Há somente um trono no céu (Apocalipse 4:2). Quem senta sobre ele? Sabemos que Jesus senta (Apocalipse 1:8,18, 4:8). Onde o Pai e o Espírito Santo sentam?
17. Se  Jesus está no trono, como Ele pode sentar mão direita de Deus ? (Marcos 16:19). Ele senta ou está de pé à direita  de Deus? (Atos 7:55). Ou Ele está no seio do Pai? (João 1:18).
18. Está Jesus na Divindade ou  está a Divindade em Jesus? Colossenses 2:9 diz que é o último.
19. Determinado Mateus 28:19, por que os apóstolos consistentemente batizaram tanto Judeus como Gentios  usando o nome de Jesus, até  a extensão do rebatismo? (Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5; 22:16; I coríntios 1:13).
20. Quem ressuscitou Jesus dos mortos? O Pai o fez (Efesios 1:20), ou Jesus (João 2:19-21), ou o Espírito? (Romanos 8:11).
21. Se o Filho e Espírito Santo são pessoas co-iguais na Divindade, por que a blasfêmia contra o Espírito Santo é imperdoável mas a blasfêmia contra o Filho não é? (Lucas 12:10).
22. Se o Espírito Santo é um membro co-igual da trindade, por que a Bíblia sempre fala dEle como sendo enviado do Pai e de Jesus? (João 14:26; 15:26).
23. O Pai sabe algo que o Espírito Santo não sabe? Nesse caso, como eles podem ser co-iguais? Somente o Pai sabe o dia e hora da Segunda Vinda de Cristo (Marcos 13:32).
24. A trindade fez as Velhas e Novas alianças? Sabemos que o SENHOR  (Jeová) fez (Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:7-13). Se  Jeová é então uma trindade o Pai, Filho, e Espírito  tiveram que morrer para fazer a aliança nova efetiva (Hebreus 9:16-17).
25. Se o Espírito procede do Pai, o Espírito também é  filho do Pai? Se não, por que não?
26. Se o Espírito procede do Filho, o Espírito é neto do Pai? Se não, por que não?
Avaliação do Trinitarianismo 
Cremos que o trinitarianismo não é uma doutrina bíblica e que ele contradiz a Bíblia em muitas maneiras. As Escrituras não ensinam uma trindade de pessoas. A doutrina da trindade usa terminologia não usada na Bíblia. Ela ensina e enfatiza pluralidade na Divindade enquanto a Bíblia enfatizar a Unicidade de Deus. Ela diminui a plena  deidade de Jesus Cristo. Ela contradiz muitos versos específicos da Bíblia. Ela não é lógica. Ninguém pode entender ou  explicar racionalmente, nem mesmo aqueles que a defendem. Em resumo, o trinitarianismo é uma doutrina que não pertence ao Cristianismo.  
A Doutrina da Trindade Contrastada com a Unicidade
Para entender claramente como o trinitarianismo difere os ensinamentos da Bíblia sobre a Divindade,  preparamos uma tabela contrastante. A lista lateral esquerdas registra os ensinos essenciais do trinitarianismo. As listas laterais direitas os ensinos da Unicidade ou  monoteísmo Cristão. Acreditamos que o lado direito reflete os ensinos da Bíblia, e este é o sistema de crença que  tentamos apresentar ao longo deste livro. 
Lista 11: Trinitarianismo e Unicidade Comparados

Trinitarianismo
Unicidade
1
Há três pessoas em um Deus. Quer dizer, há três distinções essenciais na
Natureza de Deus. Deus é uma Trindade Santa.
Há um Deus sem nenhuma divisão essenciais na sua natureza. Ele não é uma pluralidade de pessoas, mas Ele tem uma pluralidade de manifestações, papéis, títulos, atributos, ou relacionamentos com o homem. Além disso, estas não são limitados a três, 
2
Pai, Filho, e Espírito Santo são as três pessoas na Divindade. Elas são pessoas distintas, e eles são co-iguais, co-eternos e de co-essência. Porém, Deus o Pai é a cabeça da Trindade em algum sentido, e o Filho e Espírito procedem de Ele em algum sentido. 
Pai, Filho, e Espírito Santo são designações diferentes para o único Deus. Deus é o Pai. Deus é o Espírito Santo. O Filho é Deus manifestado em carne. O termo Filho sempre se refere à Encarnação, e nunca a uma deidade aparte da humanidade.
3
Jesus Cristo é a encarnação de Deus o Filho. Jesus não é o Pai ou o Espírito
Santo.
Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele é a encarnação da plenitude de Deus. Na Sua deidade, Jesus é o Pai e o Espírito Santo.
4
O Filho é eterno. Deus o Filho existiu desde toda a eternidade. O Filho foi
gerado eternamente pelo Pai. 
O Filho é gerado, não eterno. O Filho de Deus existiu desde toda a eternidade somente como um plano na mente de Deus. O Filho de Deus veio à existência atual (significativo) na Encarnação em qual época o Filho foi concebido (gerado) pelo Espírito de Deus. 
5
A Palavra de João 1 (o Logos) é a segunda pessoa da Divindade, isto é Deus o Filho.
A Palavra de João 1 (o Logos) não é uma pessoa separada, mas é o pensamento, plano, atividade, ou expressão de Deus. A Palavra foi expressa em carne como o Filho de Deus.
6
Jesus é o nome humano dado a Deus o Filho como manifestado na carne. 
Jesus (significando Jeová-salvador) é o nome revelado de Deus no Novo Testamento. Jesus é o nome do Pai, Filho, e Espírito Santo. 
7
O batismo nas águas é administrado corretamente dizendo "no nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Batismo nas águas é administrado corretamente dizendo "no nome de Jesus." O nome de Jesus normalmente é acompanhado com os títulos de Deus, Cristo, ou ambos.
8
Veremos a Trindade ou o Triuno Deus no céu. (Muitos trinitarianos dizem que  veremos três corpos que é triteismo declarado. Outros deixam aberta a possibilidade que veremos somente um ser Espírito com um corpo. A maioria do trinitarianos não sabem o que crêem sobre isto, e alguns admitem francamente que não sabem.  [110])
Veremos Jesus Cristo no céu. Ele é o único no trono e o único Deus que jamais veremos.
9
A Divindade é um mistério. Temos que aceitar pela fé o mistério da Trindade apesar de suas contradições aparentes.
A Divindade não é nenhum mistério, especialmente para a igreja. Não podemos entender tudo que há de saber acerca de Deus, mas a Bíblia ensina claramente que Deus é um em número e que Jesus Cristo é o único Deus manifesto na carne.
O que o Membro Comum da Igreja Crê? 
Vendo os contrastes entre trinitarianismo e Unicidade,  poderíamos perguntar o que  a pessoa comum que se chama uma Cristã realmente crê? É claro que, a maioria das denominações Cristãs oficialmente aceita trinitarianismo. Porém, a maioria de estudiosos trinitários cuidadosamente se distânciam do triteismo e muitos usam terminologia  que soam quase como Unicidade.
Muitos membros de igreja realmente não entendem a doutrina do trinitarianismo e, como um assunto prático, estão mais perto da crença, Unicista. Algumas perguntas que se respondidas no afirmativo indicam uma tendência em direção a Unidade ou uma aceitação funcional são:
  • Você normalmente ora diretamente a Jesus? Quando você ora ao Pai, você muda para uma linguagem que indica que de fato você está pensando acerca de Jesus (por exemplo, usando "Senhor", "em seu nome", ou "Jesus")?
  • Você espera ver somente um Deus no céu, a saber, Jesus Cristo?
  • É correto dizer que você raramente ou nunca ora diretamente ao Espírito Santo como uma pessoa separada?
  • A doutrina da trindade é desconcertante para você ou é um mistério para você?
Baseado nas respostas a estas questões e outras semelhantes a elas,  sentimos que a maioria de crentes  Bíblicos instintivamente pensam em termos da Unicidade e não em termos trinitários. Além disso, parece que quando uma pessoa recebe o batismo do Espírito Santo  ela instintivamente pensa em termos da crença  Unicista. 
A maioria dos católicos e protestantes não tem um conceito bem desenvolvido da trindade, não sabem em detalhes o que o trinitarianismo ensina, e não podem explicar passagens  Bíblicas em termos trinitarianos. Hoje,  achamos uma ênfase forte no trinitarianismo e formas extremamente triteisticas  principalmente de trinitarianismo em alguns grupos  Pentecostais trinitarianos. A razão aparente para isto é que eles tem enfrentado o assunto da Unicidade, tem rejeitado  conscientemente  a Unicidade, e assim tem ido ao trinitarianismo radical.
Uma pergunta simples ajudará o membro da igreja trinitariana esclarecer suas próprias crenças. A pergunta é: "Quando  vemos Deus no céu, o que veremos? " Se ele responde que  veremos três pessoas com três corpos, então ele é um trinitariano forte e radical. Sua resposta indica um triteismo pagão, não o monoteísmo forte da Bíblia. (Veja  Chapítulo 1 -  MONOTEISMO CRISTÃO.) Se ele responde que  veremos um Deus com um corpo, então ele está perto da Unicidade. Dada esta resposta, é fácil demonstrar de Apocalipse que o único que veremos é de fato Jesus Cristo, pois  nEle habita toda a plenitude da Divindade completamente. 
Conclusão
A Bíblia não ensina a doutrina da trindade, o trinitarianismo na verdade contradiz a Bíblia. O trinitarianismo não acrescenta qualquer benefício positivo à mensagem Cristã. Sem a doutrina artificial da trindade feita pelos homens podemos ainda afirmar  a deidade de Jesus, a humanidade de Jesus, o nascimento  virginal, a morte, sepultamento, e ressurreição de Cristo, a expiação, justificação pela fé, a autoridade exclusiva das Escrituras, e qualquer outra doutrina que é essencial ao r Cristianismo verdadeiro. Na realidade, realçamos estas doutrinas quando  aderimos estritamente à mensagem  Bíblica que  Jesus é o único Deus manifesto em carne. Aderência à Unicidade não significa a rejeição que Deus veio em carne como o Filho ou uma rejeição que Deus cumpre os papéis de Pai e Espírito Santo. Por outro lado, a doutrina da trindade diminui dos temas bíblicos importantes da Unicidade de Deus e a deidade absoluta de Jesus Cristo. Portanto, o Cristianismo deveria deixar de usar a terminologia trinitáriana e deveria voltar para trás para enfatizar a mensagem básica da Bíblia. A maioria dos crentes  Bíblicos não pensam em termos  fortes trinitários, portanto é uma transição a parte dele não seria muito difícil, pelo menos não no nível individual. 
No outro lado, aderência estrita à crença  da Unicidade traz muitas bênçãos. Ela coloca uma ênfase onde deveria ser - na importância de terminologia bíblica, pensamento, e temas. Ela estabelece o Cristianismo como o verdadeiro herdeiro de Judaísmo e como uma crença verdadeiramente  monoteística. Ela nos lembra que Deus nosso Pai e  Criador nos amou tanto que Ele Se vestiu em carne para vir como nosso Redentor. Ela nos lembra que  podemos receber este  Criador e Redentor em nossos corações pelo Seu Próprio Espírito.
A Unicidade magnífica  Jesus Cristo, exalta Seu nome, reconhece quem Ele realmente é, e reconhece Sua plena deidade.   Exaltar Jesus e Seu nome na pregação e no louvor traz um movimento poderoso do Seu poder  em bênçãos, libertação, oração respondida, milagres, cura, e salvação. Coisas maravilhosas acontecem quando alguém prega a mensagem da deidade de Jesus, o nome de Jesus, e a Unicidade de Deus, mas raramente alguém se inspira sobre a mensagem da trindade.
Uma crença forte na Unicidade de Deus e a deidade absoluta de Jesus Cristo é um elemento crucial na restauração da igreja a retificar as crenças bíblicas e poder apostólico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário